16 Beneficios da Meditacao

fev 03, 16 16 Beneficios da Meditacao

A prática da MEDITAÇÃO remonta há tempos antiquíssimos e está representada em todas as grandes religiões do mundo: como o budismo, hinduísmo, cristianismo, sufismo, judaísmo, taoismo entre outras. A moderna Psicologia e diversas outras especialidades da medicina têm estudado e atestado os diversos benefícios advindos da prática da meditação.

Na antiguidade era considerada um privilégio de pessoas elevadas espiritualmente, ou era necessário um mestre, orientador ou guru. Hoje está tudo muito mais fácil. 

Mas o que é a meditação? A palavra meditação vem do latim meditare, que significa voltar-se para o centro, no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si mesmo. A meditação é um caminho que nos leva ao melhor de nossa essência e nos permite conquistar o bem-estar e a riqueza interior. Quando aprendemos a ativar essas faculdades por meio de algumas técnicas simples para alcançar o equilíbrio, o bem-estar e um relaxamento proveitoso.

Qual deve ser o objetivo ao praticar a meditação? Silenciar a mente! Por que?Para conter a agitação e a sucessão de pensamentos que normalmente ocorre. Quanto mais se pratica a meditação, mais a mente vai se aquetando, e mais perto estará de conseguir viver o cotidiano com mais equilíbrio e vitalidade.

A meditação desperta nossa consciência, o que por si só nos transforma em pessoas com diferentes capacidades.

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

A lista de benefícios oferecidos pela meditação é quase ilimitada. Ela ajuda a disciplinar e acalmar a mente, trazendo conforto emocional e aumentando nossa capacidade de concentração. È um ótimo exercício para nos ajudar a lidar com nossas próprias emoções. Quando a pessoa atinge um determinado grau de concentração, passa a ter maior percepção de si mesma.benefícios-da-meditação.jpg

  1. Depressão: reduz as chances de novos episódios.
  2. Ansiedade: ameniza sintomas de ansiedade e pânico e ajuda a manter o estresse sob controle.
  3. Hipertensão:diminui  a pressão sanguínea, desobstruindo as artérias.
  4. Dor crônica: aumenta o autocontrole sobre a dor .
  5. Hiperatividade: crianças ficam mais atentas, menos impulsivas e melhoram o comportamento hiperativo.
  6. Problemas gastrintestinais: alivia os sintomas de dor, prisão de ventre e diarreia em pacientes com síndrome do intestino irritável.
  7. Diminuição do risco de infarto e derrame cerebral.
  8. Reforça o sistema imunológico.
  9. Ameniza os sintomas de TPM.
  10. Aplaca emoções negativas, como o medo e a raiva.
  11. Aumenta a produção de hormônios calmantes e reduz o nível de cortisol, hormônio desencadeador do estresse.
  12. Auxilia a liberação de endorfina, hormônio tranquilizante que provoca a sensação de alegria e bem-estar.
  13. Ajuda a desenvolver o Autocontrole pessoal.
  14. Facilita a definição de metas e a conquistar propósitos.
  15. Auxilia no desenvolvimento intelectual.
  16. Alivia a insônia e deixa a memória mais potente.

O tempo para sentir todas essas melhoras varia de uma pessoa a outra e tem pouca relação com a duração da prática. O que conta é a firmeza de propósito, a disciplina e a regularidade.

A meditação é a ginastica da mente: bastam 10 minutos diários para desencadear mudanças na vida dos praticantes.

IMPORTANTE

ANTES DA MEDITAÇÃO

Essas são regras gerais que devem ser seguidas, porque irão ajudar durante toda a experiência.

1- Arranje um local tranquilo, arejado, limpo, silencioso, onde possa meditar sem que seja perturbada (o). Deve ser um espaço onde você se sinta confortável. Não há necessidade de ser sempre no mesmo lugar, mas arranjar um local familiar é uma boa ideia.

2- Use roupas confortáveis. Na meditação, nós queremos estar em quietude. por isso, é muito importante nos sentirmos confortáveis, o que inclui a roupa que estamos vestindo. È melhor deixar de lado, se possível,peças e acessórios diversos que possam atrapalhar: relógio, óculos, colares, pulseiras, brincos.

3-Encontre uma posição confortável. Muitas vezes, vemos em livros e filmes as pessoas em posições que parecem desconfortáveis para a meditação. O mais importante é estar confortável e não adormecer. Sente -se ereta em uma cadeira de espaldar reto ou no chão, com as costas apoiadas contra uma parede. Sempre mantenha a cabeça erguida. Cabeça e pescoço devem estar alinhados com a coluna vertebral. Descontraia e relaxe os músculos do rosto.

Ficar deitado nos faz adormecer facilmente, por isso recomenda-se ficar sentado, mas se você prefere deitar e garante que não vai adormecer, então se deite de barriga para cima.

4-Não beba álcool e use somente os medicamentos necessários, prescritos pelo seu médico de confiança. Não usar álcool é obrigatório. O álcool agita nossa mente, quando o objetivo da meditação é justamente o contrário: aquietá-la. mesmo um simples drinque pode perturbar o nosso nível de meditação.

Esse vídeo ajuda você a meditar...

A beleza vem de dentro para fora!!!!!

“meditar é ver se erguem sóis do espírito depois das provas noturnas, das tempestades e levar-se acima das tormentas da alma. Aprende a meditar se queres ver o mundo sob novos olhares.”

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